Secretária da Educação depõe em Comissão de Inquérito

A próxima oitiva será com o médico legista Dr. Gustavo da Silveira
Secretária da Educação depõe em Comissão de Inquérito

Por: Silvia Morais - Foto: Allan S. Ribeiro

Durante a tarde desta quinta-feira, 14 de março, a secretária da Educação, Luciana Andrade Rodrigues Silva, compareceu em reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito constituída para investigar a responsabilidade da Secretaria Municipal da Educação em virtude de óbito ocorrido em unidade escolar do município, para prestar esclarecimentos.

O presidente da comissão, Isaac Antunes (PR), alertou a secretária sobre a importância do depoimento à CPI, e o direito em permanecer calada diante os questionamentos.

A secretária assumiu a pasta da Educação em dezembro de 2017, mas é professora da rede municipal desde julho de 1990.

Questionada a respeito dos ofícios e e-mails enviados pela diretora da CEMEI Prof. Eduardo Romualdo de Souza, solicitando manutenção na rede elétrica, Luciana confirmou o recebimento e que o mesmo foi encaminhado para a Secretaria da Infraestrutura, não sabendo precisar qual procedimento foi feito por aquela secretaria, e sugeriu que a mesma seja questionada.

Um trabalho junto com a medicina do trabalho foi realizado a partir de abril, elaborando um questionário aos gestores das unidades escolares para que fosse avaliado alguns itens de segurança, e em uma pontuação de 0 a 25, sendo priorizado as adequações necessárias para as escolas com pontuações elevadas. O CEMEI Romualdo recebeu nota 06 em seu questionário, não sendo elencada com alto grau de necessidade.

Neste questionário, foi observado pelo vereador Isaac, a confirmação que os quadros de energia estavam devidamente fechados e sinalizados, o que não foi confirmado em vistoria da CPI à escola, assim como as lâmpadas que se encontravam fora do padrão de segurança, com muitos fios expostos. Indagada sobre a precisão deste questionário, Luciana afirmou ser de responsabilidade do gestor da escola a veracidade das informações.

O vereador Orlando Pesoti (PDT) questionou sobre a capacidade da diretora da CEMEI, o que a secretária afirmou a capacidade de todos os gestores, embora em algumas vezes a secretária, mesmo que sutilmente, chegou a responsabilizar a direção da escola, em outros momentos afirmou que não acredita na ingerência da diretora.

“A CPI tem a finalidade de investigar, realizar oitivas, diligências, acareações para apurar os fatos, mas não acreditamos em fatalidade, na minha modesta opinião fatalidade seria se houvesse caído um raio sobre o garoto, então nós apuramos possíveis casos de negligência sim, pois fios expostos, o laudo da polícia técnica, o corpo do garoto com possíveis pontos de queimadura, isso nos preocupa” declarou Isaac Antunes.

Ao final da reunião, o presidente anunciou que a comissão irá intimar Dr. Gustavo da Silveira, médico legista, para o dia 21 de março às 15 horas.

Estiveram presentes, além dos membros da comissão Gláucia Berenice (PSDB), João Batista (PP), Mauricio Vila Abranches (PTB) e Orlando Pesoti (PDT), o presidente da Câmara Municipal, Lincoln Fernandes (PDT), Fabiano Guimarães (DEM), Rodrigo Simões (PDT), Igor Oliveira (MDB), André Trindade (DEM), e Boni (REDE).